top of page

Nossa História

A Associação da Cultura Hip Hop de Viamão (ACH2V) atua como coletivo e núcleo de criação e preservação da cultura Hip Hop da cidade de Viamão. Desde a nossa formação estatutária em 2021, temos nos destacado como uma força motriz na promoção e difusão da cultura hip hop, alcançando parceiros culturais e sociais, engajando as comunidades e territórios da região.

2021

Durante a pandemia do Covid-19, em fevereiro de 2021, a ACH2V foi oficialmente estabelecida com o objetivo de apoiar e desenvolver a cultura hip hop. A equipe da ACH2V inclui pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+. No primeiro ano, a ACH2V desenvolveu projetos como “Empoderando a Periferia”, oferecendo um auxílio financeiro de R$150,00 para as mulheres do Hip Hop afetadas pela pandemia, a“Live Solidária” para arrecadar fundos e donativos para comunidades carentes, o evento de poesias “Slam Viamão” e o “Natal Solidário” em parceria com o Grupo Quebrando o Ciclo também foram movimentos importantes para apoiar a nossa comunidade.

​​

2022

Em 2022, a ACH2V consolidou sua presença na região, realizando oficinas e eventos culturais em escolas públicas e comunidades periféricas, e estabelecendo parcerias com outras organizações socioculturais. Projetos de transformação incluíram a oficina de graffiti “Se essa rua fosse minha” nos bairros Vila Esmeralda e Jardim Krahe, o evento “Viamão é só Rap” no bairro Querência, em parceria com o Cohab é só Rap, 4 edições do “Slam Viamão” em diversos bairros, o projeto “A sós e a voz” para divulgar artistas locais, o “Dia das Crianças Solidário” em parceria com o grupo de teatro Turminha do Kasumarezinho, a “Oficina de Hip Hop com a ONG Redipasc Viamão” e o “Natal Solidário 2”.

2023

Em 2023, mantivemos os projetos “Slam Viamão” e “A sós e a voz” e lançamos a 1º temporada do Podcast “As Ruas Falam” em parceria com a UNIP, e o projeto “Hip Hop no Bairro” no bairro São Tomé em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Lucena. O podcast entrevistou grupos e coletivos culturais de Viamão, Alvorada e Porto Alegre, em que participaram ilustres personalidades do Hip Hop Gaúcho como Negra Jaque e Aretha Ramos, e o evento “Hip Hop no Bairro” incluiu grafitagem, performances de Rap, DJ e Breaking de hip hoppers da região metropolitana, além da distribuição de cachorro-quente e roupas, engajando mais de 200 pessoas.

2024

Em 2024, a 2ª Edição do “Hip Hop no Bairro” foi realizada no bairro Vila Martinica, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Adonis dos Santos, com atividades de grafitagem, apresentações artísticas e distribuição de alimentos e roupas. A edição incluiu oficinas de graffiti e breaking para crianças e jovens, e um espaço para exposição de trabalhos da comunidade. O podcast “As Ruas Falam” teve sua segunda temporada interrompida pelas enchentes, ficando para ser finalizada em 2025. Ainda em 2024 a ACH2V uniu esforços com demais coletivos e movimentos sociais, culturais e do Hip Hop, tais como o Museu da Cultura Hip Hop RS, Coletivo Em Movimento e Espaço de Artes Viandantes, para arrecadar e distribuir doações para as famílias afetadas durante as enchentes.

 

2025

Por fim, em 2025 finalizamos a segunda temporada do podcast “As Ruas Falam” trazendo novamente nomes importantíssimos do Hip Hop e também de movimentos sociais e ambientais, tais como Rafa Rafuagi, Iliete Citadin, DKG Dekilograma e tantos outros. Em março realizamos a 3ª edição do Hip Hop no Bairro, no bairro de Itapuã na Escola Genésio Pires, uma das escolas severamente atingidas pelas enchentes de maio de 2024. Tivemos pintura coletiva dos muros, oficinas de graffiti e breaking, além de shows incríveis e uma batalha de rimas em parceria com a Batalha das Navegantes.

Nossa Gestão 2025

Homer MC

Coordenador GERAL

CascolaZL

Coordenador de Auto gestão e Sustentabilidade

Vinicius Marques Moreira

Coordenador Social

Lawrin Riter

Coordenadora Adm. e Financeira

Maestro Sujo

Coordenador de projetos, Eventos e Produção Cultural

Costela

Coordenador Adjunto Administrativo Financeiro

Vitinho 1Só Caminho

Coordenador de Oficinas e Desenvolvimento Pedagógico

bottom of page